3/22/2015

Tralhas por plantas

Os trabalhos na horta continuam. As plantas começam a germinar.
 


Já temos o motor de rega arranjado, mas ainda não o testámos. As tubagens começam a estar prontas para a rega. Ontem andei a ver se finalmente arranjava uns depósitos de 1000 litros para armazenar a água. Tentei arranjar por troca e não consegui, agora estou a tentar comprar usados em bom estado, mas está difícil. Tenho um vizinho que me vende os dele por 50 EUR, mas alguns estão demasiado ferrugentos para o meu gosto. Talvez fique só com dois que estão melhorzinhos. Em breve a horta e o pomar estarão em "funcionamento".

Tenho recorrido às trocas para aquisição de certos materiais para a quinta. Comecei por coisas simples como uma ou outra ferramenta e luvas de trabalho, mas também adquiri muitas sementes, como já tinha referido. Agora arranjei plantas aromáticas, árvores e arbustos em troca de mobiliário antigo que se estava a estragar na arrecadação do meu avô e uns halteres que já não eram necessários (a quinta é o meu ginásio).
Consegui arranjar mais uma romãzeira, um pessegueiro, duas figueiras, sete pereiras rocha, diversos pés de poejo, segurelha, cidreira, dois tipos de menta, tomilho, erva-príncipe, entre outros.




Há quem troque estrume, lenha, palha e todo o tipo de coisas que me dão jeito por aqui, mas o sucesso da troca depende de termos algo que as outras pessoas queiram em troca, o que nem sempre sucede. Mesmo assim já consegui fazer algumas trocas que me pouparam dinheiro e me livraram de tralha ao mesmo tempo. Vou continuar atenta a esse tipo de oportunidades.

2 comentários:

  1. Cininha12:53

    Olá, descobri este sítio e gostei muito do que li/vi.
    Estou a desenvolver um projeto de horta em modo de permacultura numa escola e acho que virei aqui mais vezes.
    Gostava de perceber melhor como funciona a tua estratégia de trocas.
    Nós estamos precisados de muitas coisas, mas não está fácil obter apoios.
    Trocas com conhecidos/vizinhos ou nalgum sitio na net?

    ResponderEliminar
  2. Olá Cininha, obrigada pelo comentário. As torcas, faço-as com outros particulares que anunciam na net. O local principal onde combinamos as trocas é este site www.troca-se.pt, mas mesmo em sites de vendas como o olx, por vezes as pessoa saceitam trocas em vez de dinheiro. Ou o indicam nos anúncios ou mesmo que não o indiquem, por vezes fazendo a sugestão eles aceitam.
    Já efectuei mais de 500 trocas, resultando na poupança de milhares de euros em itens que eu precisava, desde livros, roupas, sementes, ração para animais, cosméticos, ferramentas, electrodoémsticos, etc

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas