4/23/2008

Publicidade Não!

Há tempos recebi um email com uma sugestão engraçada sobre o que fazer com a publicidade recebida na caixa de correio. O email incentivava a que usássemos os envelopes RSF que tantas vezes acompanham os mailings publicitários, para enviarmos a publicidade dumas empresas de volta para outras.
Obviamente, eu adorei a ideia, mas tal como foi contra-argumentado numa série de fóruns e mailing-lists, apesar de divertida, essa proposta não é a melhor maneira de se acabar com a praga da publicidade.
Se querem combater a publicidade nas caixas de correio, antes de mais nada devem colocar na vossa caixa de correio um daqueles autocolantes amarelos que se pedem nos correios, dizendo "Publicidade, Não!".
Depois devem evitar ir atrás de todas as ofertas, concursos e promoções em que nos pedem os dados pessoais, pois é assim que passam a ser inundados por publicidade endereçada que consegue ser ainda mais irritante.
Finalmente, para se livrarem dessa publicidade, devem procurar as letras miudinhas que vêm algures nos folhetos publicitários, dizendo que se querem que os vossos dados sejam removidos da base de dados daquela empresa, devem enviar o vosso pedido para a morada tal. É uma grande seca, mas façam isso. Se puderem usem então os envelopes RSF para enviar esse pedido.
Mas eu acho bem mais piada gastar dinheiro num selo para enviar essa carta e usar os RSF para pôr em prática aquela genial sugestão de pub-terrorismo.
Comecei hoje mesmo. Recebi publicidade da General Motors - queriam impingir-me um automóvel novo - e eu peguei no RSF, que por acaso é um postalinho - e escrevi a letras garrafais vermelhas para pararem com a publicidade. Questionei-os sobre se não estavam satisfeitos com a poluição causada pelos automóveis que produzem, que ainda tinham que contribuir com mais um bocado enviando cartas com 5 folhas de papel brilhante e a cores para as pessoas impingindo os ditos bólides.
Duvido que a mensagem chegue a quem devia, mas hoje foi uma, amanhã serão milhares e aí talvez comecem a causar algum impacto.

8 comentários:

  1. Irina bem vinda de novo. Tenho visitado o blog na esperança de novos artigos, e hoje tive sorte :-)

    Apoio 100% essa tua reacção de resistência ao regime publicitário. Apetece-me fazer o mesmo (ihihihih).

    Será que vão ficar tão irritados como nós ficamos quando recebemos quilos de publicidade? Eu já nem abro esses envelopes publicitários. Cansei-me de pedir que retirassem o meu nome das listas!!

    Enfim, talvez acorde consciências esse publiterrorismo (embora eu não goste muito da palavra).

    Beijinhos.
    P.S.-A minha horta urbana está linda. Plantei flores comestíveis através de sementes biológicas indicadas para o efeito (girassol e capuchinha). Este ano vou comer saladas floridas :-D

    ResponderEliminar
  2. Olá Irina. Há muito que não tinha o prazer de encontrar textos teus. Vejo que regressaste muito activa :))
    E como vamos de hortas??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro devolver-lhes os envelopes RSF. Normalmente coloco lá o panfleto que me enviaram. É a minha forma de dizer que dispenso receber o lixo que me mandam. Além de que sempre obrigo a empresa a pagar os portes de correio.
    Nos EUA existe já um movimento forte de "pub-terrorismo". Precisamos disso por aqui também.

    ResponderEliminar
  4. Há sempre ideias boas.
    Irei fazer o mesmo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá IRINA,
    para quando mais artigos?
    gosto muito da ideia da "horta de varanda".
    Há novidades?
    Algu´me sabe onde posso encontrar mais informação?
    Obrigdo

    Paulo

    ResponderEliminar
  6. Eu bem gostaria de me lançar novamente em aventuras verdes e ando a pensar nisso, mas há sempre tantos obstáculos a vencer.

    Aqui ficam alguns links de outras hortas de varanda e afins que encontrei numa pesquisa mt rápida no google:
    http://drang.org/blog/2008/05/19/minha-mini-horta-i/
    http://www.bemsimples.com/display/bemverde/Guia+para+plantar+em+varandas+e+vasos
    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos/20080212_lst_assuntos.shtml

    Existe muita informação, é só procurar. Há alguns livros bons sobre o tema, também.

    ResponderEliminar
  7. Oi Irina!

    estava vagando pela internet e achei o seu blog, que por sinal é muito interessante! Brilhante idéia!

    Extreme

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas