4/13/2007

Plantas no escritório

Nunca mais aqui escrevi nada, porque pouco se passa que eu possa aqui contar. Desisti do meu plano de fazer compostagem na varanda/terraço do meu escritório. Pensei muito nisso e até descobri que a Comuna de Etterbeek (a freguesia onde se situa o escritório) paga metade do valor dum compostor doméstico a quem adquira um, mas concluí que a quantidade de resíduos orgânicos que se produzem no escritório são tão poucos que demoraria um ano a encher um pequeno caixote do lixo com eles.
Quanto ao plano de encher a varanda e o escritório de plantas foi adiado para o início da Primavera e muito alterado... O meu patrão concorda que devemos ter plantas, mas apenas uma ou duas no interior e poucas mais no exterior e a ideia de ter couves e nabos não lhe parece bem. Ele está demasiado preocupado com as aparências, quer que o escritório tenha um ar normal de escritório em Bruxelas. O que pensariam os convidados ilustres que por lá passam se vissem couves a crescer na varanda? Eu penso que achariam perfeitamente adequado, tendo em conta que estariam no escritório da Federação de Agricultura Biológica, mas o meu patrão tem pouco espaço mental para a imaginação, criatividade e ousadia. Um escritório é um escritório, tem que ser cinzento e geométrico, mesmo que esteja a trabalhar em prol duma visão do mundo que quebre as barreiras do convencional.
Mas penso que lá pelo meio das plantas puramente ornamentais conseguirei integrar algumas hortícolas que também têm valor ornamental. Para o interior do escritório consegui fazer uma lista de plantas que além de ornamentais também são muito eficazes a limpar o ar interior de poluentes. Já comprámos duas ou três e aos poucos penso que ainda iremos comprar mais.
Aqui ficam alguns links para informação sobre plantas de interior que limpam o ar:
http://www.care2.com/channels/solutions/home/392
http://www.zone10.com/tech/NASA/Fyh.htm
http://www.extension.umn.edu/yardandgarden/ygbriefs/h110indoorair.html
http://frugalliving.about.com/cs/cleaning/a/050404.htm
A minha colega Lena quer ajudar-me a povoar a varanda de verde e trocámos livros com ideias - ela emprestou-me um em alemão (pouco mais percebo que as imagens) e eu emprestei-lhe um em francês que comprei numa feira do livro e que é um regalo para os olhos. Nas próximas duas semanas iremos tentar aplicar as ideias dos livros e as minhas próprias ideias e depois conto como correu.

4 comentários:

  1. Olá! Fiquei curiosa pela forma que irão adoptar ligando as plantas ornamentais às hortícolas. Até pode resultar numa combinação muito interessante. Virei espreitar este cantinho mais frequentemente. Felicidades para o projecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tal como diz a Ana Ramon também fiquei curiosa com este projecto... fiquei mesmo com vontade de experimentar... não desistas e continua!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:57

    Olá. Vivo num apartamento e há muito tempo que tinha na ideia plantar legumes e vegetais na minha varanda. Nunca o tinha feito até há 4 semanas atrás, pois toda a gente me chamava de louca por tal ideia idiota! Até q uma amiga convenceu-me a fazê-lo e agora constato que já o devia ter feito há muito tempo. São lindas as minhas couves, as minhas alfaces em floreiras. Ana parabéns pelo BLOG. Continuação de boas ideias. Rute.

    ResponderEliminar
  4. Gaspar06:04

    Pois é, usar as varandas são boas opções, mas às vezes é complicado mesmo. Fiz um esquema bem legal no meu site, ensinando a fazer hortas em vasos. Visita lá o meu site: www.cultivando.com.br .
    Abraços!

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de página