11/07/2005

Sementeira

Prometi semear quando caíssem as primeiras chuvas. Não estava muito convencida de que fosse chover tão depressa, mas lá choveu qualquer coisa! Infelizmente não foi o suficiente para acabar com a seca, mas já foi uma boa ajuda para a germinação de sementes.
Alguns dias após as primeiras chuvadas veio novamente o sol e eu aproveitei para semear uma das parcelas da horta com leguminosas:
- uma fila de ervilha-torta e tremoço (variedades antigas disponibilizadas pela Rede de Sementes);
- uma fila de tremoço (biológico comprado na BIOCOOP);
- uma fila de ervilha-de-trepar (outra variedade antiga disponibilizada pela Rede de Sementes);
- três filas de favas (da produção do ano passado do meu avô);
- duas filas de feijão-frade (biológico comprado na BIOCOOP).
Não eram bem as leguminosas que eu tinha planeado semear, mas foram as que eu consegui arranjar até ao momento.
Alguns dias mais tarde,
semeei centeio na outra parcela da horta. Este centeio é da minha produção do ano passado, da minha outra horta na Moita do Norte e foi inicialmente comprado no Celeiro. Era centeio biológico para ser cozinhado, mas resolvi semeá-lo e o resultado foi bastante satisfatório.
Obviamente não estou a pensar obter grandes produções. Mesmo para consumo próprio as quantidades de feijões, tremoços, ervilhas e cereal que vou obter vão ser quase insignificantes, mas não estou preocupada com isso porque não é esse o meu principal objectivo.
O meu principal objectivo é o de produzir matéria-orgânica para servir de adubo verde (e também fixar azoto no solo no caso da parcela das leguminosas). Optei por semear leguminosas versus cereal, para observar as diferenças que estes tipos de plantas terão na evolução da estrutura do solo e da sua fertilidade - embora à partida eu esteja convencida de que as leguminosas serão mais eficazes a melhorar o solo, nunca se sabe se não terei uma surpresa. Deve haver imensos estudos com ensaios deste género, mas não tenho tido tempo para os procurar, pelo que fico na expectativa quanto aos resultados do meu próprio ensaio.

Algumas plantinhas já germinaram, mas a horta ainda não parece uma horta. Apesar disso tirei fotografias, para comparar com as que tirei logo no início desta experiência. A horta estava coberta de ervas altas e secas que quase não deixavam ninguém lá entrar. Agora já tem um aspecto limpo e domado. Se as minhas sementeiras tiverem sucesso, então a horta deverá ficar interessante :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas