7/27/2007

Adeus à horta na varanda

Nunca me lembro de levar a minha máquina fotográfica para o escritório e por isso as únicas fotos que tenho da varanda "verde" no seu estado mais actual, foram tiradas por uma colega e não mostram muito das plantas. Mesmo assim, aqui fica uma dessas fotos, como última testemunha da evolução da minha horta de varanda.
Milho atrás de mim, tomates do meu lado esquerdo, morangos e cenourinhas do lado direito e muitas flores pelo meio. Mas apesar de verdejante, a minha horta de varanda continua a causar algumas "polémicas". A colega que me tirou a foto arrancou cerca de 70% das cenouras e deitou-as para o lixo, alegando que considerava tortura para as cenouras tê-las em tão grande densidade num vaso. Eu expliquei-lhe que tenho estado a desbastá-las progressivamente enquanto vão crescendo e que tenho comido a rama daquelas que recolho! Ela simplesmente arrancou 2/3 das cenouras, deixou o vaso praticamente despido de plantas e deitou toda aquela verdura comestível no caixote do lixo! E ficou espantada quando eu lhe disse que a rama também é comestível! E diz-se ela agrónoma com especialização em agricultura biológica! Estes agrónomos de escritório precisam mesmo de uma horta na varanda ou qualquer dia esquecem-se do que é uma planta.
Entretanto acabei o meu estágio e em breve voltarei a Portugal. Receio pelo futuro das minhas plantas e o mais certo é que aquele cantinho verde vá sofrer alterações. Os meus colegas decididamente preferem plantas "normais" e que não necessitem de cuidados e estão aos poucos a encher o espaço com plantas decorativas que não vão ter nenhum outro papel além do meramente decorativo. Enfim, pelo menos terão plantas, o que já é um ponto positivo.
Em tempos prometi recolher fotos dos canteiros de Bruxelas, mas confesso que não tive tempo nenhum para isso. Talvez ainda o faça antes de ir embora, mas desta vez não prometo nada.

5 comentários:

  1. Anónimo16:42

    Rute:
    Olá Irina. Obrigado por mais um post sobre a tua horta urbana. Não sei como consegues manter essa horta tão verdejante! A minha horta de varanda anda a padecer de algumas pragas e eu não sei como tratar. Fico um bocado perdida nesta questão de querer tudo biológico e não querer aplicar herbicidas ou vitaminas...
    Lamento a ignorância patente nos actos dessa tua colega que deitou as cenouras e a rama fora!!
    E lamento ainda mais que os teus colegas prefiram plantas decorativas em vez de horticulas.
    A ver se escreves um artigo sobre como tratar de uma horta de varanda. Ensina-me por favor. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Realmente uma coisa que eu nunca tinha pensado, uma horta numa varanda. Nunca pensei que cenouras crescessem em vasos, por exemplo.
    É pena, pois talvez vá desaparecer.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    As tuas palavras serviram-me de inspiração e agora já aderi à permacultura e os as minhas plantas crescem, lado a lado, numa das minhas varandas, tornando-a muito mais verde.
    Muito obrigada pelo incentivo :)

    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:40

    Adorei esse blogg e desejo saber mais como fazer uma horta de varanda os primeiros passos,ok?
    Parabéns cpiresvieira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    depois de ver este artigo fiquei com esperança de que alguém me pudesse, finalmente, ajudar.
    Tenho uma varanda pequena e gostava de plantar alguns legumes e frutas em miniatura (tipo, tomate cherry ou aquelas cenouras pequeninas).
    Mas para além destes 2 não sei mais nada, a não ser ervas.
    Se me puderes dar uma ajuda agradecia: mariana.msoares@gmail.com

    cumprimentos,
    Mariana M. Soares

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas