6/16/2007

Plantas no escritório III

Finalmente começamos a ter alguma cor na varanda do escritório.
O meu patrão que não queria muitas plantas agora já se queixa que não temos suficientes - queria tê-las já crescidas e a florir. Mas eu tentei fazê-lo compreender que não fazia muito sentido estar a comprar plantas já desenvolvidas que custam muito mais caro que as sementes e que além disso é disparatado estar com pressa, porque na jardinagem, a maior parte do prazer está em percorrer o caminho, ver as plantas germinar e crescer e não no resultado final.
O tempo tem estado perfeito para as plantas porque está um calor de verão, mas tem chovido frequentemente e eu consigo vê-las crescer de dia para dia.É igualmente incrível a quantidade de vida que umas poucas plantas atraem. Nos primeiros dias, quando apenas tinha vasos com terra, apareceram imensos crustáceos tipo bichos de conta (sim, também são crustáceos, não são apenas os camarões e as santolas) debaixo dos vasos. Assim que as primeiras plantas começaram a crescer houve uma explosão de insectos, aracnídeos e aves a visitarem a nossa varanda. Até apareceu um melro! No meio de tanto betão, eles devem agradecer e ficar surpreendidos por encontrarem um pequeno "hotspot" de biodiversidade.
O processo ainda não está concluído. Ainda estou a comprar mais vasos em 2ª mão e mais terra e ainda tenho sementes para semear e aromáticas para plantar. Os feijões ainda têm que crescer e cobrir o gradeamento da varanda, os girassóis, os tomates e cenouras ainda estão pequeninos. Lá comprámos também duas ou três plantas já em flor para compôr o quadro e fazer o patrãozinho feliz.
Os meus colegas ainda gozam comigo porque acham um disparate crescer cenouras e nabiças em vasos, mas não percebo qual é o problema. Se não tiverem muito espaço para crescer ficam anãs e depois, qual é o problema? Teremos verde na mesma e poderemos sempre enfeitar as nossas saladas com cenouras anãs da nossa varanda! Que outra organização em Bruxelas se pode gabar do mesmo?

6 comentários:

  1. Anónimo14:24

    estou a adorar as "Plantas no escritório"!!! Acho maravilhoso todo esse verde. E a parte dos legumes então! Adoro essa ideia!!!

    Beijos
    Pó de arroz

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:19

    Olá Irina. O maior problema das pessoas é esse mesmo: Não acreditarem e ainda por cima, gozarem com ideias fora do normal. Se todas as pessoas iniciassem uma horta urbana, estariam a contribuir para um ambiente mais limpo e podiam aprender muito sobre os alimentos que comem. Eu já aprendi imenso mas ainda não consegui comer nada do que plantei porque apareceram pulgões entre outros problemas nos meus vegetais. E como não quero utilizar quimicos não soube tratá-las :-(
    Beijinhos. Rute.

    ResponderEliminar
  3. Saudações alentejanas !!!

    As pessoas de facto não sabem o que é qualidade de vida, uma pessoa cuidar dessas plantas, até alia o strees.

    Sabes ..... eu tenho uns canteiros em casa e além semear algumas flores, tenho as plantas aromáticas, couves e . . . plantas que transplanto da serra da Adiça, é uma forma de ter o meu cantinho da serra, aqui na cidade . :-)

    Gostei de conhecer o teu blog . . .

    Haja saúde !!!

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga! Foi com muito agrado que vi a magnífica horta que conseguiram instalar na varanda. Está lindíssima. Se as cenouras ficarem muito anãs, podem sempre comer a sua folhagem na sopa. Vi as fotos várias vezes e todas as plantas têm um ar saudável e feliz. E como contas, e bem, deve fazer a felicidade da passarada e dos insectos. Muitos parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Irina,
    Descobri o teu catinho verde através do projecto Raízes e inspirou-me totalmente para a permacultura e para criar hortas e espaços verdes em locais urbanos. Tenho duas varandas em casa e uma no escritório e, se dantes olhava-as com tristeza por serem pequenas, agora apercebo-me como são grandes e perfeitas para cultivar! Obrigada pela inspiração.
    Virei visitar-me mais vezes :D

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:18

    Oi, querida! Adorei suas fotos e seus comentários, vc realmente sabe dar inspiração e motivação, obrigada, vc me ajudou a descobrir uma coisa que eu não sabia que tinha dentro de mim, o amor pelas plantas, na minha casa tenho duas varandinhas e tenho algumas plantinhas pequenas, mas agora o meu desejo é de expansão...Vou plantar cenourinhas!!! Ah, qual é o nome daquela linda flor roxa que aparece na foto?
    Um abraço.
    Fernanda Camila-RJ Brasil

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas