6/28/2006

Colheitas, sementes e germinados

Depois de colhidas as alfaces, algum alho-francês, rabanetes, acelgas, ameixas e alperces, que estavam prontinhos a ser consumidos, estou agora dedicada à recolha de sementes de couves, alfaces e aromáticas e a acompanhar atentamente a evolução do milho, tomates, pimentos e couves, que são as próximas principais colheitas.
As abóboras estão a crescer bem e sem necessidade de cuidados, os alhos e cebolas estão já bons para ser consumidos e têm sido apanhados consoante as necessidades.
As couves que foram plantadas este ano não têm tido muito sucesso. Mesmo onde aplicámos composto elas não se têm desenvolvido muito e nalguns locais foram vítimas de piolho. Tenho-as pulverizado com chorume de urtiga e estou a preparar mais chorume para adubo líquido, na tentativa de lhes dar uma "forcinha" extra ao seu desenvolvimento.
Também temos cenouras, mas praticamente não cresceram, tal como os rabanetes e as batatas, pois a terra é muito argilosa e compacta e tudo o que são tubérculos e raízes não consegue expandir-se.
As aromáticas estão bem e recomendam-se. Temos coentros, salsa, menta, hortelã, alecrim, salva, erva-príncipe, funcho, tomilho, arruda, rúcola. Ainda são pequenas quantidades, mas estão a crescer bastante bem.
Uma vez que tenho mexido em sementes, lembrei-me das minhas tentativas falhadas de fazer germinados em casa e senti vontade de tentar novamente. Em tempos tinha comprado um germinador de barro, mas nele as sementes acabavam sempre por se encher de fungos e estragar-se antes de estarem consumíveis. Então procurei desenvolver uma alternativa caseira e descobri que posso germinar sementes em caixas de cd's!
Tinha algumas caixas redondas de 50 cd's vazias guardadas, porque tinha a certeza de que iria descobrir-lhes uma qualquer utilidade e finalmente descobri a função ideal para elas.

Para germinar as sementes eu inverto as caixas, coloco as sementes na caixa transparente, cubro-as com àgua e no dia seguinte escorro-as apenas invertendo a caixa, pois a tampa deixa sair a água facilmente. Depois viro novamente a caixa e deixo as sementes germinarem. Geralmente ao fim de 2 dias já estão prontas para serem consumidas numa bela salada. Outro facto interessante destas caixas é o facto de poderem ser empilhadas umas em cima das outras, formando uma torre que cabe em qualquer canto da cozinha. E nunca mais tive problemas com fungos.

11 comentários:

  1. já ourto dia aqui tinha estado mas não deixei comments por falta de tempo.

    gostei muito deste espaço e vou voltar e vou-te linkar


    só não entendo porque não há comentários sobre estas matérias...

    estivesse eu mais perto e ia comprar-te as alfaces, a salsa, os coentros e por aí fora...

    beijinhos e
    sucessos!!

    ResponderEliminar
  2. UAU! O Blog está cada vez melhor! Que maravilha! Força Mana!

    ResponderEliminar
  3. Têm um aspecto óptimo!

    Olha, afinal já comecei o tal, mas por falta de tempo vai andar a passo de caracol.

    Agora já consigo os posts todos!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:41

    olá irina
    descobri o teu blog hoje e vou ler de fio a pavio; não tem nada a ver com a minha area de formação mas gostei muito do teu empenho e tenho muito a aprender aqui. Enviei-te um mail se tiveres um tempito no meio de tanta azafama, responde-me, ok?
    ah,a tua Favorite Music é muito boa
    bjito

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:47

    I can't understand... but it's ok... I look at your picture it info for me...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:50

    I can't understand, but your picture i understand...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo08:55

    ola irina eu sou o nuno e vivo na australia onde a permacultura se iniciou. eh com muita satisfacao que leio o teu blog pois eu comecei o meu interesse pela permacultura ah muito pouco tempo e nem sequer fazia ideia de como portugal estava em relacao a agricultura biologica. bem tudo isto para te dar os parabens e dizer obrigado por partilhares as tuas aventuras pois quem sabe nao consegues inspirar mais de nos a fazer o mesmo. obrigado

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:13

    Oi Irina,

    Não sei se você lembra de mim... Sou o Anderson Porto, do portal Tudo Sobre Plantas. Gostei de saber que você continua a desenvolver seu aprendizado, estudando e aprendendo com as plantas.

    Grande abraço deste amigo do Brasil.

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  9. Olá! Descobri este post por acaso porque procurava mais ideias para germinar sementes e gostei muito do blog!

    Parabéns e boas colheitas!

    ResponderEliminar
  10. Olá Irina, tudo bem?
    Moro no Rio de Janeiro, Brasil e vivo lendo blogs 'verdes' pois faço um trabalho de hortas domésticas, que por sinal, fiquei feliz de ver meu link no seu blog.
    Estou lendo ele por inteiro e gostando muito da leitura.
    Também tenho um blog, mas coloco minhas fotos gerais não só de plantio. Quando quiser, passe por lá: www.vctrouxeacamera.blogspot.com
    Um abraço, parabens pela iniciativa e continue escrevendo!
    Ana P : Hortinha

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo blog, ao pesquisar sobre rebentos e germinação vim aqui ter e ainda bem :)

    Obrigada pela partilha.

    Living2Cook*

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas