11/14/2007

Planos para uma nova brincadeira verde

Decidi usar garrafões e garrafas de plástico como vasos. Vou pôr em prática a sugestão que o Anderson deixou num comentário aqui no blog e semear cenouras em garrafas de 1.5 lts (uma planta por cada), pois achei fascinante a ideia. Já comecei a arrebanhar garrafas na ESB e a cortar-lhes os gargalos.
A solquartocrescente questionou-me sobre o tamanho dos vasos que eu utilizo para as plantas. Bem, não tenho medidas concretas para dar, é preciso seguir um pouco a intuição consoante o tamanho que sabemos que as plantas podem atingir.
Eu cultivei milho num vaso bem grande, para aí com 1 metro de diâmetro e ele deu-se bem (cresceram uns 3 ou 4 pés), mas tenho noção de que é forçar um pouco a "convivencia" entre as plantas.
As cenouras que cultivei em vaso não chegaram a desenvolver raízes, porque o vaso era demasiado baixo e apesar de eu ter aproveitado a rama, desta vez vou tentar o método das garrafas para ver se obtenho melhores resultados.
Ah, também estou a pensar iniciar vermicompostagem numa caixa em casa, para ver se reciclo eficazmente os meus resíduos orgânicos :)
Agora só preciso de tempo para fazer tudo isto. E parece que cada vez tenho menos...

5 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se na técnica de "mulching" que ipo d epalha se emprega?? palha de quê?
    Podem usar-se as ramagens de culturas antigas?? por exemplo de plantas companheiras que já não estejam a ser cultivadas? ou até de plantas arom´ticas para repetir algumas pragas?
    Aguardo opinião.
    Catarina Costa.

    ResponderEliminar
  2. Eu usei palha das ervas "daninhas" que se arrancam de onde não interessa que elas cresçam. Mas é preciso ter cuidado pois caso já estejam carregadas de sementes isso só vai ajudar a disseminá-las ainda mais. Mas pode ser palha de cereais, restos das culturas anteriores, etc. Convém é que esteja seco.

    ResponderEliminar
  3. :))
    Fico sempre muito curiosa quando entro no teu canto e vejo as experiências que fazes. Cenouras em garrafas? Muito interessante, Nunca tal me tinha lembrado. Hás-de dizer quais as dimensões da varanda ou varandas que tens para conseguir acompanhar o que fazes. As pessoas que conheço e que têm varandas, normnalmente ficam-se pelas ervas aromáticas. Tentar os legumes é mesmo fascinante
    Força nisso. amiga
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá
    qualquer material orgânico funciona como palha ou cobertura, desde que seja pauzinhos, palha, cascas ou outro tipo de material bem decomposto.
    Meter um pouco de musgo e ir regando bem é uma ideia que já tive bastante sucesso, pois o musgo cresce mantendo eficazmente a humidade!
    Quanto às cenouras também cultivei-as num vaso de 20cm de diametro e várias, e até tive cenouras de tamanho razoavel mas é preciso semear e esperar aí uns nove meses para o seu tamanho ser razoavel. Elas crescem precisamente como cenouras nesta altura do ano. Também obtive o mesmo resultado para pastinacas que são deliciosas e parentes próximos, e para os rabanetes e agora estou a crescer da mesma forma para os nabos e para couves rabános.

    Quanto ao tamanho também usei a intuiçao em muitos dos casos. Verifiquei que elas gostam desde que o solo seja bom, o que leva o seu tempo, pois o solo comprado ou mesmo arranjado noutro local, leva o seu tempo a encher-se de vida e riqueza fertil.

    Aconselho todos a lerem o livro do Fukuoka, a revolução duma palha, precisamente na questão do mulching. Há outros livros que recentemente também arranjei, tudo ingles e tudo pela amazon: um em cultivo em vasos de plantas comestiveis, outro de permacultura, tornar mais ecologica a nossa casa, etc, entre outros temas.

    Visitem tb se quiserem, o nosso blog, www.cantinhoverde.blogspot.com para verem um pouco destas coisas na prática.
    Em breve irei fazer o update dum powerpoint mostrando ftografias detalhadas de cada um dos vasos e com outros recursos.
    Na realidade apesar de belo e inspirador, um jardim assim não dá trabalho quando se faz isto do coração, nem demora tempo pois requer uns 20min por dia e o que são 20min por dia, pergunto-vos? É o tempo demorado a tomar banho ou com os amigos num café. Pensem nisso. O tempo é verdadeiramente nosso e depende só do que nós fazemos e como deixamos fluir a rotina.

    PS: sabiam que os tomates são plantas perenes? na verdade deixei os meus demtro de casa durante estes meses e continuam, mto lentamente a dar flor e fruto, e espero só já pela Primavera para voltarem a crescer!
    Luz a todos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:35

    Sobre vermicompostagem ou composteira, pode-se ver no site www.ecosurfi.ning.com no site do ning que é uma espécie de orkut, blog, multiply, msn tudo junto, é gratuito e de fácil criação...www.ning.com, espero ter ajudado abraços.

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas