8/07/2006

Despedidas!

O meu trabalho na Harpa terminou oficialmente, mas ainda vou lá voltar algumas vezes durante este mês para terminar umas tarefas que ficaram pendentes. O meu último trabalho realizado na quinta foi a adaptação de um canteiro de plantas numa mansão para tartarugas!
Metade do canteiro estava coberto de ervas espontâneas. Aproveitei esse espaço para fazer um laguinho. Cavei o buraco, forrei com um plástico preto resistente, enchi com água e prendi as bordas com terra e pedras. Ficou um bocado improvisado, mas para minha primeira experiência não ficou assim tão mal. Fiz um caminho de lajes de pedra até ao laguinho, para não ser necessário pisotear as plantas quando se anda no canteiro. Ainda falta vegetação em redor do lago e plantas aquáticas no seu interior. Nas zonas do canteiro onde a terra ficou nua semeei luzerna e calêncula, mas não sei se alguém o regou na minha ausência, pelo que pode não ter germinado nada.


Na 2ª foto, do lado direito em baixo, talvez consigam distinguir entre as folhas de uma consolda, uma casinha que fiz com 2 telhas, para a tartaruga se recolher. A ideia foi tão bem sucedida que assim que coloquei a tartaruga no canteiro e após ela tomar a sua primeira banhoca no lago, se dirigiu de imediato para lá onde descansou feliz da vida.
Resta acrescentar que a tartaruga vivia em minha casa há quase dez anos, num aquário que começava a ser uma prisão física e mental. Eu não gosto nem aprovo que os animais sejam mantidos em cativeiro. Acho que toda a gente deveria adoptar pelo menos um cão ou um gato (adoptar e não comprar!), se tiver condições mínimas para lhes oferecer uma vida confortável e com amor, mas não compreendo que se mantenham em cativeiro animais como tartarugas, que dispensam "o nosso amor" e claramente só desejam viver livremente os seus instintos no seu habitat natural.
Mas há cerca de 10 anos atrás uma pessoa ofereceu-me duas tartarugas e como eu nunca as abandonaria por aí, pois não são nativas do nosso país, nem sequer do nosso continente, tive que me responsabilizar pelo seu bem-estar. Uma delas morreu ainda pequenina, mas a outra aguentou-se e já mede cerca de 15 centímetros. Precisava de uma casa nova e mais "natural" e conversa puxa conversa, decidiu-se que a tartaruga iria ser a nova habitante da quinta da Harpa.

Há uma outra razão para que eu tenha entregue a tartaruga à Harpa e que é a mesma razão porque terei de abandonar o meu projecto de Á-do-Barriga, pelo menos por agora. Vou para Bruxelas, pelo menos durante um ano, trabalhar na IFOAM. É uma oportunidade única e estou muito entusiasmada, mas irei sentir muita falta do campo, das hortas, dos trabalhos manuais... Vou fazer Agricultura Biológica de escritório :)
Não sei se irei continuar a publicar textos neste blog, pois não há grandes perspectivas de eu vir a fazer horticultura em Bruxelas, mas nunca se sabe se não irei lá desenvolver algum projecto em permacultura, uma vez que ela se aplica a tudo e não apenas ao cultivo e jardinagem.
Prometo voltar a dar notícias!

8 comentários:

  1. Anónimo15:57

    e agora? vou sentir a tua falta para mais ideias fantásticas. Até esta da tartaruga me resolveu um problema com que eu andava às voltas. não deixes de manter este blog mesmo com os resultados da tua permacultura de escritório. certamente que essa também faz falta.
    obrigada Hortelã, desta tua admiradora Madresilva

    ResponderEliminar
  2. Felicidades em bruxelas e espero que passes a escrever no Deliríos Alquimicos... de que também gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:15

    Irina! Gostaria que você desse uma olhada num blog de informações que venho atualizando: http://blog.tudosobreplantas.com.br/

    Beijos e abraços,

    Anderson Porto

    ResponderEliminar
  4. Desejo-te o maior sucesso para ti em bruxelas e no teu novo projecto.
    Quanto ao laguinho simplesmente adorei.

    ResponderEliminar
  5. A promessa continua por cumprir...esperamos que voltes...

    ResponderEliminar
  6. OH! Não acabes o blog, por favor!
    (eu não tenho tido tempo nenhum para o meu, mas não está abandonado). No teu novo trabalho terás concerteza muitas coisas interessantes para partilhar com quem se interessa por agricultura biológica.
    Desejo-te muito boa estadia em Bruxelas, dá notícias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bem vinda a Bruxelas!!! :o)
    Espero que não deixes morrer este blog

    ResponderEliminar
  8. Espero que só tenhas adiado o projecto de A-do-barriga e que quando regresses te tornes a interessar por ele pois um dos meus projectos mas ainda a muito longo prazo é o de ter uma loja de produtos biológicos em Arruda.
    Beijocas
    Clarisse

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas