12/21/2005

Estou de volta!

Após umas semaninhas de intervalo, estou de volta à Permacultura e à Horticultura :)
Por enquanto não tenho muito para contar, uma vez que a única coisa que tenho feito é esperar que as favas, feijões e ervilhas cresçam.
Ontem fui visitar a horta e tive boas e más notícias. A boa notícia é que apesar da selva de ervas que se desenvolveram na horta, as favas estão a crescer viçosas. A má notícia é que além das favas, só vislumbrei o que me pareceram ser alguns tremoços no meio da erva. Não encontrei quaisquer outras leguminosas, nem um pé de centeio na outra parcela da horta aonde o semeei. Brevemente voltarei à horta e arrancarei umas quantas ervas, para ver se algo mais está a crescer por baixo delas.
Na fotografia vêem-se as filas de favas a crescer. Mas no meio dessas filas era suposto haver filas de ervilhas, feijão-frade e tremoço.
Veremos se elas ainda aparecem ou se foram desta para melhor...

Ando a tentar propagar arbustos por estacas, mas até agora não tive muito sucesso. Penso que tenho uma estaca de alfazema e uma ou duas de salva que pegaram. Queria ter um pouco mais de sucesso até à Primavera, para poder plantar uns quantos arbustos no terreno, mas se não conseguir terei de recorrer à compra de plantas adultas para desenrascar.
Vou também dedicar-me à aprendizagem sobre poda de árvores. Já fiz pseudo-poda nalgumas, mas tenho receio de estar a danificá-las e quero fazê-lo como deve ser.
Entretanto vou começar a frequentar um grupo de estudos sobre Agricultura Biodinâmica na Associação Harpa, com o qual espero aprofundar a minha relação com as plantas e aumentar as minhas hipóteses de sucesso na germinação, propagação e tratamento das plantas. Já tive muitas oportunidades de perceber que há muitas "influências invisíveis" sobre elas, com as quais eu não tenho cooperado o que muitas vezes torna o meu trabalho contra-producente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas